A brasileira Eliane Freire Rodrigues de Souza de Carli foi escolhida pela Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores (PCTM) para compor o grupo de especialistas em prevenção de abusos contra crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis na Igreja. De Carli contribuirá com o grupo regional para as Américas da PCTM.

A instituição vinculada à Santa Sé foi criada pelo papa Francisco no dia 22 de março de 2014 para propor ao papa iniciativas que promovam a responsabilidade das igrejas particulares na proteção de todos os menores e adultos vulneráveis.

O grupo de especialistas que Eliane de Carli participará será supervisionado diretamente pelo Secretário Geral da PCTM, padre Andrew Smal. E a finalidade do seu trabalho juntamente com seu grupo é coordenar as respostas dos membros da Comissão do Grupo Regional, segundo as prioridades regionais, por meio da identificação, do planejamento e da atuação da PCTM na região.

Eliane de Carli disse à ACI Digital que participou de “um processo seletivo nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro” e em fevereiro deste ano soube que que foi a escolhida.

“Espero poder colaborar para que a cultura do cuidado, da prevenção, da proteção e da transparência sejam uma realidade concreta nas dioceses, nas congregações religiosas, ordens e institutos contemplativos e monásticos, movimento e novas comunidades”, disse de Carli.

Eliane de Carli é a coordenadora do Projeto Núcleo Lux Mundi, no Brasil, projeto que faz parceria entre a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para ela, “a experiência” que exerce “no Núcleo Lux Mundi será subsídio para este trabalho para colaborar com os membros da Comissão do Grupo Regional”.

Eliane explicou que o trabalho na Projeto Núcleo Lux Mundi “vem sendo desenvolvido desde 8 de dezembro de 2020, com o objetivo de colaborar para com a criação de serviços de proteção da crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis no ambiente eclesial no Brasil”.  E que “ao longo deste primeiro biênio”, esse projeto colaborou com dioceses e congregações, realizou inúmeras reuniões para orientação, promoveu cursos de formação e estabeleceu contato e colaborações, tanto no âmbito nacional, como internacional, com o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e com a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores (PCTM) e elaborou documentos e reuniu grupos de pesquisadores em torno do tema, não apenas no âmbito eclesial como social em colaboração com a PUC-PR”.

Ela está participando desde o dia 14 de março do II Congresso Latino-americano sobre o tema "Cuidar, informar e comunicar: elementos-chave para uma gestão eficaz dos casos de abuso sexual", em Assunção, no Paraguai.  

 

 

Confira também: