O papa Francisco agradeceu as felicitações que recebeu de políticos da Argentina pelos seus dez anos de pontificado e pediu que se unam "para levar o país adiante", ao final da audiência de hoje (15).

Os líderes de diferentes partidos da Argentina escreveram uma carta conjunta agradecendo ao papa por seus anos a serviço da Igreja.

“Gostaria de agradecer de maneira especial a todas as pessoas pertencentes aos partidos políticos e líderes sociais do meu país, que se reuniram para assinar uma carta de saudação por ocasião do décimo ano do pontificado”, disse o papa Francisco.

"Obrigado por este gesto. Ocorre-me dizer-lhes - assim como se uniram para assinar esta carta – seria belo que se unissem para conversar, discutir e levar o país adiante", disse o papa.

A carta foi assinada pelo presidente da Argentina, o peronista Alberto Fernández, pela vice-presidente, Cristina Fernández, e por Aires Horacio Rodríguez Larreta, do partido Proposta Republicana, prefeito de Buenos.

Na carta, recebida pelo papa Francisco na última segunda-feira, os políticos manifestaram sua "admiração e proximidade pelo seu trabalho em favor da humanidade, particularmente das pessoas excluídas e pobres".

Eles elogiaram a defesa do papa Francisco em favor da paz mundial, assim como a promoção de uma ecologia integral.

Os políticos também convidaram o papa a visitar o país argentino, ao qual não voltou desde que foi nomeado papa em 13 de março de 2013.

"Embora desejemos e aguardemos com expectativa a sua visita, confiamos na sua sabedoria para dizer sim e eventualmente quando", escreveram eles na carta.

Confira também: