O padre Jean-Yves Medidor foi sequestrado numa região do Haiti controlada por uma gangue criminosa que ataca religiosos, relatou a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias.

O padre pertencia à paróquia Christ-Roi le Meilleur, em Porto Príncipe, capital. O sequestro ocorreu na sexta-feira (10), quando o missionário estava perto de sua casa.

O padre Jean-Yves Medidor, membro da congregação dos Clérigos de San Viator, foi atacado por um bando de encapuzados, que o colocaram num carro e saíram com paradeiro desconhecido.

Perto de Porto Príncipe fica o subúrbio Croix des Bouquets, que está sob o controle dos "400 Mawozo", conhecidos por cometer sequestros em todo o país.

Essa gangue criminosa foi a que sequestrou em outubro de 2021 um grupo de cristãos americanos e canadenses que estavam construindo um orfanato no Haiti. Algum tempo depois, os reféns foram libertados.

O grupo “400 Mawozo” também foi responsável pelo sequestro de cinco padres, duas freiras e três leigos católicos em abril do mesmo ano. Todos foram libertados depois que um pagamento foi feito aos criminosos pelo resgate de dois padres.

Para a agência Fides, o desaparecimento do padre Jean-Yves se soma a uma onda de sequestros contra religiosos.

Em fevereiro, o padre claretiano Antoine Macaire conseguiu escapar de seus sequestradores no Haiti.

Confira também: