O décimo sucessor de dom Bosco, o padre Ángel Fernández Artime, celebrou uma missa solene de ação de graças pelos 120 anos da presença salesiana em Istambul, Turquia, missão que começou com o incentivo de um beato.

A missa aconteceu na catedral de Istambul no sábado (11) com a participação de crianças, adolescentes e membros da Família Salesiana.

O padre Ángel agradeceu o trabalho feito na região e falou da importância da unidade com o carisma herdado de dom Bosco, pai e mestre da juventude.

Depois da missa houve um almoço festivo no Instituto Salesiano Evrim. O reitor-mor visitou uma obra que acolhe refugiados e jantou com vários jovens que frequentam os centros de formação.

Em 1903, o beato Miguel Rúa, primeiro sucessor de dom Bosco, liderou a expansão da congregação salesiana e não hesitou em enviar seus religiosos a países de minoria católica, como a Turquia.

Foi assim que os salesianos chegaram ao país muçulmano, ficaram no coração da cidade de Istambul e, ao longo dos anos, conseguiram abrir vários centros educativos.

No recente terremoto que atingiu o sul do país e da Síria, os salesianos se organizaram para promover projetos e canalizar doações destinadas às áreas mais afetadas.

O padre Ángel Fernández aproveitou sua visita à Turquia para se encontrar com o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I. No encontro, ambos manifestaram proximidade ao papa Francisco.

O líder ortodoxo agradeceu o trabalho que os salesianos fazem na Turquia há 120 anos e elogiou o serviço que prestam aos migrantes. Ele também falou dos conflitos no mundo, como o da Ucrânia, e incentivou o ecumenismo.

Ángel Fernández agradeceu o apoio dado aos seus religiosos e garantiu ao patriarca a sua colaboração com o seu ministério. Tudo terminou com uma oração à Mãe de Deus.

Confira também: