A diocese de Nova Friburgo (RJ) receberá amanhã (9) uma relíquia (um fragmento do osso do fêmur) e uma imagem de são Francisco de Assis provenientes de Assis, na Itália, a cidade natal do santo.

 

A programação irá ocorrer de 9 a 11 e de 27 a 31 de março pelas localidades de Fraternidades Franciscanas Seculares como parte de uma peregrinação pelo Brasil iniciada em setembro de 2015 que irá terminar em abril deste ano. Originalmente prevista para ser concluída em 2021 por ocasião dos 800 anos da aprovação da primeira regra da Ordem Franciscana Secular pelo Papa Gregório IX em maio de 1221, a peregrinação foi suspensa devido às restrições de combate à pandemia de covid-19, sendo retomada em março do ano passado.

 

O percurso da visitação se inicia pela Fraternidade São Roque, em Nova Friburgo. A chegada ocorrerá amanhã (9), às 15h, na paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis, no centro da cidade. No mesmo dia, às 17h, o bispo de Nova Friburgo, dom Luiz Antonio Lopes Ricci, celebrará a missa solene. A relíquia e a imagem então irão para a capela São Francisco, no bairro Ruy Sanglard, às 19h; seguindo para a associação Bodas de Caná, que acolhe dependentes químicos em Campo do Coelho.

Na sexta (10), haverá oração com os internos da Associação Bodas de Caná às 8h, retorno à Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis às 9h, Visita aos irmãos do Serviço aos Enfermos e Idosos (SEI) às 12h, saída para a Paróquia São Roque, em Olaria, para orações, meditações e coroa franciscana às 15h, missa às 19h e saída para a residência das Irmãs Franciscanas de Dillingen no sítio São João às 20h.

Concluindo a passagem por Nova Friburgo no sábado (11), haverá oração no sítio São João às 8h, com saída às 9h em direção à Catedral Diocesana São João Batista, no centro de Nova Friburgo, onde ocorrerá a missa de despedida às 11h com envio da imagem e da relíquia para outra diocese.

Em 27 de março, a imagem e relíquia voltam à diocese de Nova Friburgo, dando continuidade à programação. Chegando à Fraternidade Nossa Senhora do Desterro, em Quissamã, na qual a programação prosseguirá até 29 de março, com o envio para a Fraternidade São Benedito, em Rio das Ostras, onde haverá missa na paróquia São Benedito às 19h. No dia 30, a programação prossegue com adoração ao Santíssimo Sacramento e exposição da relíquia para a veneração e oração das laudes às 8h. Haverá também a oração do terço da misericórdia às 15h e a oração das vésperas às 17h30, além de uma missa presidida por dom Luiz Antonio às 19h.

As atividades serão concluídas no dia 31 com oração de laudes às 8h, da coroa franciscana às 9h30 e uma missa de despedida para encerrar às 12h.

Confira também: