O supervisor da reconstrução da catedral de Notre Dame de Paris, França, anunciou na segunda-feira (6) que o templo será reaberto em 2024, após o incêndio de 15 de abril de 2019 que deixou uma parte do templo destruída.

“Meu trabalho é estar pronto para abrir esta catedral em 2024, e nós o faremos. Vamos inaugurá-la em 24 de dezembro de 2024. Estamos trabalhando todos os dias para isso. Estamos lutando todos os dias e estamos no caminho certo", disse à AP o general Jean-Louis Georgelin, presidente do órgão público encarregado da restauração de Notre Dame.

“Isso significa que o arcebispo poderá novamente celebrar a liturgia católica em sua catedral, porque esta é uma catedral do arcebispo e também estará aberta para a visitação de turistas”, acrescentou.

Georgelin fez este anúncio na segunda-feira (6) durante uma visita à exposição “Notre Dame Eterna”, uma sala situada em Paris que proporciona uma experiência de realidade virtual, na qual o visitante percorre a catedral parisiense em diferentes momentos, desde a sua construção até o dia do incêndio.

Rima Abdul Malak, a Ministra da Cultura de França, que também participou do evento, disse que a reabertura em dezembro de 2024 “não significa que toda a renovação terá terminado”, mas “ainda haverá alguns trabalhos de renovação em 2025”.

Georgelin disse que as pessoas ainda se lembram claramente do "colapso da agulha" como um "símbolo do incêndio", por isso ele disse que "a reconstrução idêntica da agulha" é "absolutamente vital".

"Acho que a volta da agulha no céu de Paris será, na minha opinião, o símbolo de que estamos vencendo a batalha por Notre Dame", disse ele.

O responsável reiterou que até 2024 todos os serviços litúrgicos voltarão a ser feitos de forma defitiva e as visitas serão permitidas.

Sobre o incêndio de Notre Dame em 2019

Em 15 de abril de 2019, um incêndio destruiu o telhado da catedral, causando o colapso de sua torre sineira e enchendo o céu de fumaça negra.

Mais de 400 bombeiros trabalharam durante a noite para evitar a destruição total da estrutura.

Os principais tesouros religiosos e artísticos conseguiram ser salvos quando o incêndio começou, entre eles uma relíquia da coroa de espinhos.

Fora do cordão de segurança, centenas de católicos locais se uniram em oração, ajoelhados e cantando hinos devocionais a Nossa Senhora.

A catedral de Notre Dame de Paris foi construída entre os séculos XII e XIV. É uma das igrejas mais conhecidas do mundo e costumava receber mais de 12 milhões de visitantes todos os anos.

O templo estava em obras de restauração no momento do incêndio, cuja causa mais provável foi um curto-circuito.

Imediatamente após o desastre, o presidente francês Emmanuel Macron prometeu restaurar a catedral, que pertence ao governo francês.

Confira também:

Mais em