“A escuta, o testemunho e caminhar juntos”: estas são as três chaves propostas pelo papa Francisco aos padres, diáconos e seminaristas reunidos no Vaticano. 

Francisco recebeu em audiência ontem (6) a comunidade do seminário “Saint Mary” da diocese de Cleveland (EUA), por ocasião dos 175 anos de sua fundação.

No discurso aos presentes, o papa falou sobre três características do processo sinodal “essenciais para a formação dos futuros sacerdotes e ministros do Evangelho”.

A escuta

O papa Francisco falou da importância de passar tempo com Jesus na oração, “escutando-O em silêncio diante do sacrário".

“Escutar a voz de Deus no fundo do coração e discernir a sua vontade é indispensável para o nosso crescimento interior, sobretudo quando nos deparamos com tarefas urgentes e difíceis”, disse o papa.

Para Francisco, a vida no seminário “já oferece a possibilidade de cultivar o hábito da oração que os servirá no futuro ministério. Ao mesmo tempo, a escuta do Senhor envolve também responder com fé a tudo o que Ele revelou e que a Igreja transmite”.

Isso, segundo o papa, permite “ensinar e anunciar aos outros a verdade e a beleza do Evangelho de modo autêntico e alegre”.

Caminhar juntos

Segundo o papa, o tempo de formação no seminário “é uma oportunidade para aprofundar o espírito de comunhão fraterna”.

“Devemos nos reconhecer como parte de um único grande povo que recebeu as promessas de Deus como um dom, não como um privilégio”, disse Francisco. “Lembrem-se sempre de que é importante caminhar com o rebanho, nunca separados dele”.

O testemunho

“A escuta de Deus e o caminhar junto com os outros dão fruto ao se tornarem sinais vivos de Jesus presente no mundo”, disse o papa. “A Igreja precisa do seu entusiasmo, da sua generosidade e do seu zelo para mostrar a todos que Deus está sempre conosco, em todas as circunstâncias da vida”.

Ao concluir, o papa disse que “escutar, caminhar juntos e testemunhar marcam o caminho sinodal da Igreja e também o caminho de vocês rumo à ordenação sacerdotal”.

Confira também: