A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) receberá amanhã (8), no Dia Internacional da Mulher, o evento Pró-vida: “Escolhe, pois, a vida”, encontro proposto pela deputada estadual, Ana Campagnolo (PL -SC).

O encontro aberto ao público começa às 19h no auditório Antonieta de Barros, na Alesc.

Além da presença de Campagnolo, o evento contará com a participação da deputada federal Chris Tonieto (PL-RJ), que irá falar sobre a “Defesa inegociável da Vida”; e da comunicadora e pós-doutoranda em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Patthy Silva, que irá tratar do tema: “Aborto também é racismo”.

Durante o evento, Ana Campagnolo irá expor as ações e os resultados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Aborto, que investigou a interrupção da gravidez de uma menina de 11 anos, moradora de Tijucas (SC), vítima de suposto estupro. A menina estava grávida de 29 semanas e realizou o aborto no dia 22 de junho com autorização Ministério Público Federal.

Antes do aborto presumido, a menina tinha sido levada para um abrigo por ordem da juíza Joana Ribeiro Zimmer no dia 1º de junho de 2022. Na época, Zimmer não havia autorizado o aborto, pois a garota já tinha passado da 22ª semana de gravidez. E com isso, os sites The Intercept Brasil e Portal Catarinas vazaram a informação sobre este caso, no dia 20 de junho, apesar de o processo correr em segredo de justiça. Desse modo, o caso ganhou grande repercussão e gerou uma comoção para que o aborto fosse feito.

A deputada Ana Campagnolo foi a autora e relatora da CPI do aborto na Alesc, que foi instalada no dia 11 de outubro de 2022 e teve seus trabalhos encerrados no dia 15 de dezembro do mesmo ano, com a aprovação do relatório final.

 

Confira também: