O arcebispo de Salvador, Bahia, cardeal Sérgio da Rocha, é um dos integrantes do Conselho de Cardeais nomeado pelo papa Francisco hoje (7). O mandato dos integrantes do conselho anterior expirou.

O Conselho de Cardeais foi criado pelo papa em 28 de setembro de 2013 com a tarefa de ajudá-lo no governo da Igreja Universal e de estudar um projeto de revisão da Cúria Romana, que aconteceu com a nova constituição apostólica Praedicate Evangelium, publicada em 19 de março do ano passado.

Os membros do novo Conselho nomeados pelo papa Francisco são, além de dom Sérgio da Rocha, os cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; Seán Patrick O'Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo.

O secretário do Conselho é o bispo titular de Cresima, dom Marco Mellino. A próxima reunião será no dia 24 de Abril, na Casa Santa Marta.

Os cardeais Maradiaga e Bertello, que fizeram 80 anos em 2022, e Marx, arcebispo metropolitano de Munique e Freising e coordenador do conselho para a Economia, deixaram o Conselho.

Confira também: