A imagem de Nossa Senhora da Piedade voltou ontem (2) ao altar principal do santuário basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG) depois de dois meses de um processo de descupinização. O santuário de 753,87m² é a menor basílica do mundo e fica a 1.746m acima do nível do mar, a 16 km do município de Caeté (MG).  Nossa Senhora da Piedade foi elevado a basílica pelo papa Francisco, em 2017, pelas celebrações dos 250 anos de peregrinações ao local. Nossa Senhora da Piedade é a padroeira do Estado de Minas Gerais.

A imagem de nossa Senhora da Piedade, em madeira policromada, foi feita em 1763 por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Tem 1,25 metro de altura por 1 metro de largura e pesa cerca de 100kg.

A imagem da padroeira de Minas Gerais foi recebida pelos fiéis e padres do santuário com um momento de oração. No local também houve um agradecimento aos trabalhadores que mantêm e preservam a arquitetura do santuário e de suas imagens sacras.

A museóloga no memorial da arquidiocese de Belo Horizonte, Rayane Rosário disse a ACI Digital que “é preciso ressaltar que este foi um procedimento preventivo”, pois “não havia comprovação da ação de insetos na imagem de Nossa Senhora da Piedade”. E que primeiramente houve uma “identificação de excrementos de cupim nos degraus da imagem” e como a peça “se trata de um bem de imenso valor cultural, houve mobilização preventiva como forma de conservação ao patrimônio cultural religioso da arquidiocese”.

A imagem ficou em uma bolha de nitrogênio. Segundo Rosário, “houve uma desinfestação por anoxia”, técnica “conhecida e utilizada pelos restauradores” escolhida “por ser uma ação atóxica e inofensiva a ambientes externos à bolha de proteção”.

“Essa bolha é exatamente uma barreira física, funcionando como um isolamento do material infestado. As peças a serem desinfetadas são posicionadas no interior dessa bolha, que são bolsas plásticas impermeáveis de alta barreira. O processo é em inércia. Os monitoramentos são realizados por oximetros, para manter baixos os níveis de oxigênio dentro da bolsa. Após a retirada das peças da bolsa, iniciam-se as ações manuais, que são as aplicações de uma barreira química e um inseticida”, disse a museóloga.

“A barreira química impede a ação de insetos em até 15 anos”.

Para visitar o santuário basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG) e ver a imagem de Nossa Senhora da Piedade é preciso agendar neste link.

 

 

Confira também: