A justiça italiana absolveu o padre que celebrou missa em traje de banho em uma praia, usando um colchão inflável como altar.

Segundo o jornal italiano La Repubblica, na terça-feira (28), Romina Rizzo, juíza do Tribunal de Crotone, Itália, determinou que o padre Mattia Bernasconi não será julgado, embora a promotoria de Crotone tenha aberto uma investigação por possível crime de ofensa religiosa.

Em 24 de julho de 2022, o padre Bernasconi, vigário da Igreja de São Luiz Gonzaga de Milão, rezou uma missa sem camisa, dentro do mar com água até a cintura numa praia de Capo Colonna.

Naquela ocasião, o padre de 36 anos disse à imprensa italiana que a celebração ocorreu em um domingo, durante um acampamento com 21 estudantes.

"Era dez e meia e o sol queimava, então decidimos ir para o único lugar confortável, a água", disse.

A arquidiocese de Crotone - Santa Severina emitiu um comunicado dizendo que "a celebração dos sacramentos tem uma linguagem própria, é feita com gestos e símbolos que é justo respeitar e valorizar. Não devem ser renunciados com tanta superficialidade”.

Giuseppe Capoccia, promotor provincial de Crotone, abriu uma investigação ao padre Bernasconi por "ofender uma denominação religiosa".

O advogado do padre, Giovanni Morgese, alegou que o acusado não agiu com malícia.

Sete meses depois, o caso foi finalmente arquivado.

Confira também: