Neste ano, a solenidade de são José, cuja data é 19 de março, coincidirá com o quarto domingo da Quaresma. Por isso, a celebração do patrono universal da Igreja será antecipada para 18 de março.

“Pelas ‘Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral’ na Tabela dos Dias Litúrgicos segundo sua ordem de precedência, os domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa, entre outras datas, gozam de precedência em relação à solenidade dos santos. Assim, com a coincidência deste ano, celebra-se dia 19 de março o 4º Domingo da Quaresma”, disse à ACI Digital o assessor da Comissão Episcopal para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leonardo Pinheiro.

A ‘tabela dos dias litúrgicos segundo sua ordem de precedência’ presente nas ‘Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral’, estabelece a seguinte ordem:

“1. Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor.

2. Natal do Senhor, Epifania, Ascensão e Pentecostes.
Domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa.
Quarta-feira de Cinzas.
Dias da Semana Santa, de segunda à quinta-feira inclusive.
Dias dentro da Oitava da Páscoa.

3. Solenidades do Senhor, da bem-aventurada Virgem Maria e dos santos inscritos no calendário geral.
Comemoração de todos os fiéis defuntos (...)”.

Ainda segundo as ‘Normas’, “se ocorrem no mesmo dia várias celebrações, celebra-se a que ocupa um lugar superior na tabela dos dias litúrgicos. Entretanto, a solenidade impedida por um dia litúrgico, que goze de precedência, seja transferida para o dia livre mais próximo”. 

Por isso, disse padre Pinheiro, “no Brasil este ano, conforme o Diretório Litúrgico 2023, celebra-se a solenidade de são José no dia 18 de março”. Entretanto, ressaltou que, “as Vésperas do sábado à noite já celebram a I Vésperas do Domingo”.

O assessor da CNBB lembrou ainda que o “Diretório Litúrgico dá as orientações para solenidade celebrada dentro do Tempo da Quaresma”. “Tem seu ofício solene próprio, com canto do Glória, aclamação ao Evangelho próprio para a Quaresma (sem aleluia), Credo e prefácio próprio da solenidade”, disse.

Confira também: