Quem foi o padre Gabriele Amorth? Esta pergunta é oportuna após o lançamento do trailer do filme "O Exorcista do Papa", que diz ser baseado na vida do padre italiano que no filme é interpretado por Russell Crowe.

Padre Gabriele Amorth nasceu em Modena, Itália, em 1º de maio de 1925 e cresceu em uma família católica devota.

Em carta enviada ao jornalista Paolo Rodari e publicada no livro "Padre Amorth continua: A biografia oficial", Amorth confessou que quando criança ia à missa com os pais, mas dormia nos bancos da igreja.

“Quando eu dormia e ficava em silêncio sem correr de um lado para o outro pelos corredores da igreja, minha mãe me dava um prêmio, geralmente um doce”, contou ele em sua carta ao jornalista italiano.

Durante a sua infância, seus pais lhe ensinaram a importância do sacramento da confissão, ao qual ele costumava recorrer uma vez por semana.

Em 1937, e com apenas 12 anos, descobriu a vocação ao sacerdócio graças à sua ativa participação na Ação Católica paroquial e na Associação San Vicenzo, o que lhe permitiu ter uma viagem a Roma em 1936.

Ele estudou na escola de ensino médio de letras de Muratori, em Modena, destacando-se em esportes como esgrima e ciclismo.

Em 1942 viajou a Roma para se encontrar com a ordem Passionista à qual queria ingressar porque se sentia inclinado à vida comunitária em uma ordem religiosa, mas os Passionistas não tinham um quarto reservado para ele, por isso foi alojado numa casa pertencente à Sociedade de São Paulo, congregação na qual recebeu a sua Ordem sacerdotal.

Após a ordenação sacerdotal em 1954, trabalhou no gabinete de assistência espiritual do vicariato de Roma e como capelão na prisão Regina Coeli.

Foi responsável pela formação dos jovens aspirantes e religiosos da Sociedade de São Paulo.

Em 1986 foi nomeado exorcista chefe da diocese de Roma pelo cardeal Ugo Poletti.

Em 1990 fundou a Associação Internacional de Exorcistas, da qual foi presidente até se aposentar aos 75 anos.

O padre Amorth disse ter feito dezenas de milhares de exorcismos. Ele era conhecido por sua abordagem prática e por reafirmar a existência do diabo e dos demônios. Por isso, alertou várias vezes sobre as consequências do tabuleiro Ouija, da astrologia e de outras práticas ocultistas.

Além de seu trabalho como exorcista, o padre Amorth foi autor de vários livros, como "Um exorcista conta sua história", "Um exorcista: mais histórias" e "Exorcismo e psiquiatria".

Também colaborava em programas de rádio e televisão e era consultado pela Santa Sé sobre assuntos relacionados com exorcismo.

O padre Amorth morreu em 16 de setembro de 2016 em Roma aos 91 anos. Na última entrevista que deu à imprensa, Amorth deixou como testamento espiritual a frase: “Com Cristo ou com satanás”.

"Estejam com Jesus! E recordem que não pode ser de outra maneira: quando não estamos com Jesus, estamos com Satanás”.", disse o exorcista italiano à TV2000.

Após o lançamento do trailer do filme "O Exorcista do Papa", supostamente baseado na vida do padre Amorth, o padre José Antonio Fortea disse que esta produção é um exagero da realidade e que mostra uma desfiguração do poder do diabo.

Confira também:

Mais em