O padre mexicano Juan Solana, membro da Congregação dos Legionários de Cristo e diretor do Centro Magdala, está guiando a quinta peregrinação virtual gratuita “Percorrendo a Terra Santa de mãos dadas com Moisés. Êxodo: Peregrinação da Liberdade”.

A quinta peregrinação virtual começou em 20 de fevereiro com palestras introdutórias. Segundo o programa, no domingo, 9 de abril, será celebrada a missa solene da Ressurreição de Cristo e o ato conclusivo. Durante a semana da Páscoa acontecerão as palestras finais.

À ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o padre Juan Solana contou que a ideia de fazer peregrinações virtuais surgiu durante a pandemia de covid-19.

“Como levar as pessoas à Terra Santa, já que não podem vir pessoalmente como peregrinos? Vamos torná-los peregrinos virtuais. Levar a mensagem de esperança a este mundo assolado pela pandemia", disse ele.

O padre disse que em Magdala, terra de Maria Madalena, “estamos no campo da ação da graça de Deus. Para nós é um sucesso se transformarmos uma vida, se dermos sentido a uma pessoa, a um grupo ou a uma comunidade”.

“Sabemos que as peregrinações realmente tiveram um grande impacto em muitas pessoas. É assim que nos contam em suas mensagens", disse ele.

Solana contou que um peregrino virtual, que depois teve a oportunidade de viajar à Terra Santa, lhe confessou que pôde conhecer melhor os lugares sagrados graças às transmissões do Centro Magdala, já que pôde “percorrer” a região “sem pessoas, sem pressões, sem limites de tempo”.

Sobre a presença dos cristãos na Terra Santa, o padre Solana disse que “eles precisam de muito acompanhamento e formação”.

“Também aqui está chegando o tsunami do relativismo moral e do secularismo da fé. É preciso apoiá-los e ajudá-los neste momento importante da história”, disse ele.

Por fim, o padre convidou a participar na peregrinação virtual deste ano: “Ainda há tempo para se inscrever”.

Para mais informações e inscrições, entre no site https://bit.ly/magdala-exodo

Confira também: