Um bebê abandonado pelos pais em Kentucky, EUA, foi salvo graças a uma "Baby Box", uma caixa de segurança na qual uma mãe em crise pode entregar legalmente e de forma anônima o bebê que não vai conseguir criar.

Há duas semanas um primeiro bebê foi colocado dentro da primeira caixa de segurança colocada no estado pela organização Safe Haven Baby Box (Caixa de segurança para bebês), no quartel de bombeiros da cidade de Bowling Green.

“A criança foi deixada de forma segura e legal nesta caixa para bebês, para que o bombeiro pudesse tirá-la do outro lado. O corpo de bombeiros fez o que estavam capacitados para fazer e funcionou perfeitamente”, disse Monica Kelsey, fundadora da Safe Haven Baby Box, em entrevista coletiva.

A caixa, colocadas em quartéis de bombeiros e hospitais, parece um cofre que, uma vez trancado, não pode ser aberto por fora, mas apenas pela parede interna do prédio e por profissionais de saúde.

A caixa é monitorada 24 horas por dia, possui controle de temperatura e alarme. A entrega do bebê é anônima e segura.

Kelsey disse que o primeiro bebê resgatado em Kentucky "é saudável" e "é lindo".

“O Departamento de Serviços Infantis agora está procurando um lar definitivo. Se a mãe está lá fora e quer aconselhamento ou recursos de cuidados médicos, eles estão disponíveis sem nenhum custo”, disse ela.

Safe Haven Baby Box informa no seu site que seus telefones estão disponíveis 24 horas por dia para que as mulheres em risco "conversem com um profissional treinado enquanto consideram entregar o bebê de forma segura”.

“Muitas mães em crise querem e precisam ficar anônimas quando entregam o bebê, seja por medo de serem reconhecidas, pelo estigma associado à entrega ou por medo de serem processadas por ignorância ou mal-entendidos da lei”, diz a organização.

Desde a instalação da primeira Baby Box, em 2016, a entidade já recebeu mais de 120 bebês após coordenação por telefone e encaminhou mais de 500 mulheres para centros de ajuda à gestante.

Safe Haven Baby Box também visita quartéis de bombeiros e hospitais para capacitar os socorristas sobre a lei de refúgio seguro do estado.

Em 2021, o governador de Kentucky, Andy Beshear, sancionou a “Lei caixas para bebês de refúgio seguro”, que permite a instalação dos dispositivos, que os pais podem usar legalmente até 30 dias após o nascimento.

Safe Haven Baby Box também colocou dispositivos em Indiana, Ohio, Pensilvânia, Arkansas e Arizona.

Confira também: