Ao recordar hoje (24) um ano do início da guerra na Ucrânia, o arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Scherer, vai celebrar uma missa na catedral de São Paulo, ao meio-dia. Além disso, 61 sinos da igreja tocarão no mesmo horário, pelas “vítimas da guerra” e ressaltando “o apelo da igreja pela paz”.

Segundo a comunicação da arquidiocese de São Paulo, “a celebração foi uma iniciativa da comunidade católica ucraniana, a partir do contato feito pelo cônsul honorário da Ucrânia em São Paulo”, Jorge Rybka.

“O arcebispo acolheu o pedido como sinal de comunhão e proximidade com os ucranianos, que possuem uma paróquia na cidade, ligada à Igreja Greco-Católica Ucraniana”, informou a assessoria à ACI Digital.

A celebração terá a presença do cônsul honorário da Ucrânia em São Paulo, Jorge Rybka, e de cônsules de países próximos da Ucrânia, como Polônia e Alemanha. Também estarão presentes na missa alguns refugiados ucranianos.

Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), a guerra entre a Rússia e a Ucrânia provocou a morte de 8.006 civis e deixou 13.287 feridos.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) diz que mais de 40% da população ucraniana necessita de ajuda humanitária. E que pelo menos 8 milhões de refugiados cruzaram as fronteiras do território depois que metade da infraestrutura do país foi destruída.

 

Confira também: