O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 lançou um desafio às dioceses de Portugal: unirem-se em Via-Sacra, hoje (24), como preparação para a jornada que acontecerá de 1º a 6 de agosto, na capital portuguesa.

A via-sacra acontecerá em diversas dioceses do país a partir das 21h e marcará a primeira sexta-feira da Quaresma. Segundo os organizadores da JMJ, esta é uma “forma de preparação e reflexão para a Páscoa”, mas também uma iniciativa tendo em vista a “Via-Sacra que se realizará a 4 de agosto com o papa”, em Lisboa.

Nas diversas dioceses, a Via-Sacra reunirá jovens e também bispos, padres e religiosos. Além de rezar pela juventude, em algumas localidades terão intenções específicas, como a guerra na Ucrânia, que completa um ano hoje.

Na diocese de Braga, onde os símbolos da JMJ estão em peregrinação, os jovens vão rezar pela paz, pelas vítimas da guerra e pela juventude. Este momento de oração contará com a participação do bispo auxiliar de Braga, dom Nuno Manuel Almeida, e do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar.

Com meditações pensadas pela pastoral juvenil de Braga, durante a Via-Sacra, a Cruz será carregada pelos jovens, padres, consagrados e consagradas de mais de 10 congregações femininas e também por uma família ucraniana, refugiada em Portugal.

Para conferir a programação da Via-Sacra em cada diocese portuguesa, basta acessar AQUI.

Confira também: