O santuário basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), foi reaberto ontem (22), Quarta-feira de Cinzas, após quatro meses de ações preventivas e de segurança no conjunto de blocos de rochas da área onde fica o templo.

O santuário Nossa Senhora da Piedade recebe peregrinos há 250 anos e fica no alto de uma montanha, a 1.746m acima do nível do mar, a 16 km do município de Caeté (MG). É considerado a menor basílica do mundo, tendo apenas 753,87m². Ele foi tombado nos âmbitos municipal, estadual e federal. Em 2012, o governo de Minas Gerais declarou o santuário Nossa Senhora da Piedade como atrativo turístico de especial relevância para o estado.

As atividades no santuário e os agendamentos de visitas tinham sido temporariamente suspensos desde o dia 15 de outubro de 2022, quando a equipe técnica que monitora as condições geológicas da serra onde fica o santuário notou que havia fissuras em uma das rochas próximas ao caminho do ponto mais alto da região. Havia também risco de um desabamento de uma rocha na rodovia de acesso.

Com a reabertura do santuário Nossa Senhora da Piedade, fiéis puderam participar da missa de Quarta-feira de Cinzas e iniciar sua Quaresma na “casa da Mãe da Piedade”, como é conhecido o templo dedicado à padroeira de Minas Gerais.

Além disso, os agendamentos para visitas também foram abertos desde ontem. Alguns fiéis e peregrinos já “começaram a realizar seus agendamentos” para visitar o santuário, informou a assessoria de imprensa da arquidiocese de Belo Horizonte a ACI Digital.

Segundo a assessoria, “as visitas ocorrem” somente “com agendamento, para garantir a segurança dos fiéis, peregrinos e visitantes” e também ”do meio ambiente e do patrimônio”.

Com a agenda de visitas reaberta, os fiéis ainda poderão se cadastrar para participar da Semana Santa no local. A programação do tempo quaresmal e da Semana Santa podem ser acessadas no site do santuário.

Os agendamentos para visitas e participação de celebrações no santuário podem ser realizados através deste link.

 

Confira também: