O brasileiro padre Aloísio Sebastião Boeing é a partir de agora venerável. Em audiência na manhã de hoje (23) com o prefeito do dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, o papa Francisco autorizou a promulgação de alguns decretos, entre os quais o reconhecimento das virtudes heroicas do sacerdote dehoniano e fundador da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus.

“Hoje, o papa Francisco promulgou a Acta Apostolica Sedis, uma espécie de Diário Oficial do Vaticano, onde diz para o mundo inteiro que o servo de Deus padre Aloísio é agora venerável, reconhecido e, oficialmente, um candidato para ser beato e santo, e para isso basta um milagre”, disse o vice-postulador da causa, padre Léo Heck.

Padre Aloísio Boeing nasceu em 24 de dezembro de 1913, em Vargem do Cedro (SC), em uma família católica, de missa e terço diários. “Foi nesse ambiente que Aloísio desenvolveu a sua vida e personalidade na infância: num lar de pais piedosos e acolhedores, que partilhavam o que tinham com os mais necessitados”, conta o site do Instituto Padre Aloísio, associação sem fins lucrativos que cuida do processo de beatificação.

Em 11 de fevereiro de 1925, aos 12 anos, saiu de casa para seguir sua formação ao sacerdócio. Em 16 de janeiro de 1934, fez sua primeira profissão religiosa na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, os dehonianos. Foi ordenado sacerdote em 1º de dezembro de 1940.

Dedicou grande parte de sua vida à formação, especialmente em Jaraguá do Sul (SC). Por 24 anos, foi mestre de noviços. “Tornou-se um exímio formador, firme, devoto e zeloso”, diz o Instituto Padre Aloísio. Destaca ainda “sua grande devoção à Virgem Maria”, pela qual o noviciado recebeu o nome de Nossa Senhora de Fátima.

Padre Aloísio também se dedicava ao campo pastoral, diz o instituto. “Desde o início de sua vida sacerdotal, passou também a ser procurado pelo povo, para aconselhamentos espirituais, até o fim de sua vida. Este foi o maior dom que Deus lhe deu e que desenvolveu ao longo de sua vida”. Já no fim de sua vida, “muitas vezes, doente, de cama, atendia, deitado, aos casos mais urgentes”.

Em 1974, com o “desejo de ver um grupo de moças unidas, vivendo o evangelho na realidade do mundo”, fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, em Jaraguá do Sul. Desde então, acompanhou esta fraternidade “com sua presença e orientação firme e segura”.

Em 1984, foi para o bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul, onde foi vigário da igreja de Nossa Senhora do Rosário. Ali permaneceu até sua morte, em 17 de abril de 2006. “Padre Aloísio morreu do mesmo modo que viveu: santamente. Sentindo próxima sua partida e sentindo deixar a todos que amava disse: ‘Vocês me encontrarão na Eucaristia’”, conta o Instituto.

Padre Aloísio Boeing foi sepultado no jardim ao lado da igreja de Nossa Senhora do Rosário, local que passou a receber várias peregrinações.

O processo de beatificação de padre Aloísio Boeing foi aberto em 2013, na diocese de Joinville (SC). A fase diocesana foi concluída em 2015 e todos os documentos e testemunhos recolhidos foram entregues à Santa Sé e analisados.

O superior provincial da Província Brasil Meridional (BRM) dos dehonianos, padre Sildo César da Costa, disse que a notícia do reconhecimento das virtudes heroicas de padre Aloísio era “muito esperada”. “O processo todo que foi feito faz com que hoje possamos render graças a Deus. Para a congregação, para a nossa província, é um motivo para agradecer a Deus por tudo aquilo que o padre Aloísio foi dentro da própria congregação, nosso carisma, nossa espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus”, disse.

Para a irmã Edena Maria Bittencourt, da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, “hoje é um dia de grande alegria, de celebrarmos” a declaração de padre Aloísio como venerável. A religiosa convidou todos a participarem da missa no “dia 17 de abril, aniversário de morte do padre Aloísio”, às 15h, em Jaraguá do Sul, quando “será lido o decreto” de reconhecimento das virtudes heroicas do agora venerável padre Aloísio Boeing.

Confira também: