O bispo de Caraguatatuba (SP), dom José Carlos Chacorowski, C.M, pediu “a todos os fiéis da diocese” para “se unirem em oração” pelas vítimas das chuvas que atingiram o litoral norte do estado de São Paulo no domingo (19). Em nota de pesar e solidariedade, o bispo conclamou “o empenho na solidariedade com as vítimas: tanto no apoio espiritual, quanto material”.

 

Até o momento, foram confirmadas 48 mortes e 36 pessoas estão desaparecidas nas cidades paulistas de São Sebastião e Ubatuba. O número de pessoas desabrigadas e desalojadas chega a 2500.

 

Seis cidades do litoral paulista decretaram estado de calamidade: Caraguatatuba, São Sebastião, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.

 

A nota diz que donativos e ajudas para o bairro Rio do Ouro e Ponte Seca, em Caraguatatuba, devem ser encaminhados ao santuário Santo Antônio, no centro de Caraguatatuba, enquanto os donativos e ajudas para a cidade de São Sebastião devem ser encaminhados à catedral Divino Espírito Santo, no bairro do Indaiá, em Caraguatatuba, de onde serão enviados à igreja matriz de São Sebastião.

 

“O bispo e pastor da diocese de Caraguatatuba roga a Deus, por intercessão de são Sebastião, Nossa Senhora da Ajuda, santo Antônio e a Exaltação da Cruz, padroeiros dos municípios afetados: São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, que diante deste triste cenário e realidade, suscite em cada um de nós a busca pelo desenvolvimento que priorize a reconstrução das famílias atingidas e o resgate e cuidado imediato à vida”, concluiu a nota.

 

A arquidiocese de São Paulo mobilizou na noite da segunda-feira (20), através da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), uma campanha para ajudar as vítimas do temporal. Depósitos e transferências de qualquer quantia podem ser feitas para a conta da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo no banco Bradesco (237), agência: 99, conta poupança: 1.000.154-4, CNPJ: 62.021.308/0001-70.

 

A diocese de Lorena (SP), no Vale do Paraíba, organizou pontos de arrecadação de donativos em suas paróquias. O bispo de Lorena, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, escreveu: “Neste momento, queremos nos unir em oração por cada um, principalmente pelas vítimas da tragédia das chuvas”.

Confira também: