Em mensagem aos católicos do Brasil por ocasião do início da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Fome”, o papa Francisco pediu que a reflexão deste tema não leve “somente a ações concretas” que “venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados”, mas que seja algo constante.

“Também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”, afirmou.

A Campanha da Fraternidade é feita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no tempo da Quaresma. Neste ano, tem como tema “Fraternidade e fome" e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, retirado do evangelho de são Mateus 14, 16.

Essa é a 60ª Campanha da Fraternidade em nível nacional e a terceira vez que a CNBB aborda o tema da fome.

Em sua mensagem, o papa Francisco disse que, “no tempo da Quaresma, somos chamados por Deus a trilhar um caminho de verdadeira e sincera conversão”. “A Campanha da Fraternidade deste ano” no Brasil tem como proposta “olhar para os nossos irmãos mais necessitados, afetados pelo flagelo da fome”, disse.

“Sabemos que indo ao encontro das necessidades daqueles que passam fome, estaremos saciando o próprio Senhor Jesus, que se identifica com os mais pobres e famintos”, disse.

O papa disse desejar que a “conscientização pessoal” sobre o combate à fome “ressoe em nossas estruturas paroquiais e diocesanas, mas também encontre eco nos órgãos de governo a nível federal, estadual e municipal, bem como nas demais entidades da sociedade civil, a fim de que, trabalhando todos em conjunto, possam definitivamente extirpar das terras brasileiras o flagelo da fome”.

Ao final, Francisco concedeu à “nação brasileira” sua ‘bênção apostólica”, confiou “aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida” “as iniciativas nascidas a partir da Campanha da Fraternidade” e pediu aos brasileiros “que continuem” a rezar por ele.

Confira a íntegra da mensagem do papa Francisco

 

 

Confira também: