Começa hoje (22) e segue até o dia 2 de abril a campanha 40 Dias pela Vida. Durante este período, voluntários fazem vigílias de oração e jejum pelo fim do aborto, em locais públicos. A iniciativa acontece em seis cidades do Brasil: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Uberlândia (MG) e Campina Grande (PB).

“Esta campanha é baseada na fé. Acreditamos que a batalha contra o aborto é espiritual e só a venceremos fazendo: oração e jejum, vigília pacífica e integração com a comunidade. As pessoas que participam da vigília vêm de diferentes credos, mas todas compartilham o mesmo ideal: a defesa intransigente da vida, de ambas as vidas, a da mãe e a do bebê”, disse a coordenadora da campanha no Rio de Janeiro, Fátima Mattos.

A campanha 40 Dias pela Vida surgiu como uma iniciativa coordenada de oração pelo fim do aborto no Texas, Estados Unidos, em 2007. Logo depois, espalhou-se por diversas cidades em todo o mundo. No Brasil, acontece desde 2014. Segundo os organizadores, trata-se de uma “vigília pacífica, apartidária e supra-religiosa”. A duração de 40 dias é baseada em relatos da Bíblia de períodos de provação e purificação.

As vigílias são feitas duas vezes por ano, uma no período da Quaresma e outra no início da primavera, nas mesmas datas em todo o mundo.

“Nesta vigília a favor da vida, também oramos para que cada pessoa que de alguma forma será tocada pela campanha reconheça que é extremamente amada. Cada alma é bela, criada com amor, com intencionalidade e com um propósito único. Buscamos levar essa mensagem de vida adiante”, disse a coordenadora da campanha de Porto Alegre, Luiza Azevedo.

A fundadora e presidente da Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família, Zezé Luz, disse que “o período do pós Carnaval aumenta substancialmente o número de gestações inesperadas”. Segundo ela, “a Vigília de oração é também esperança para que homens e mulheres digam sim à vida dos bebês indefesos e inocentes”.

“Estejamos em todo o território nacional, unidos pelo fim do aborto no mundo”, convidou Zezé Luz.

Para pessoas que não podem participar presencialmente da vigília, Fátima Mattos sugere que “rezem por esta causa, o fim do aborto no mundo. A oração é tudo e, com o pouco que nós fazemos, Deus faz muito mais”, disse.

Para saber os locais onde haverá e vigília e mais informações sobre os ’40 Dias pela Vida no Brasil’, acesse AQUI.

Confira também: