O arcebispo de Los Angeles, EUA, dom José Gómez, recordou com lágrimas o seu bispo auxiliar, dom David O'Connell, morto no fim de semana na cidade de Hacienda Heights. Ele agradeceu às autoridades pelas investigações que fazem sobre o caso que chocou a comunidade.

“Dom Dave era um bom amigo de Los Angeles. Além de amar a Deus, serviu a esta cidade por mais de 40 anos, sendo um imigrante da Irlanda”, disse dom Gómez na entrevista coletiva de segunda-feira (20) junto com as autoridades civis.

“Devo dizer que entre as muitas coisas que admirava nele, em sua vida e ministério, era que ele era fluente em espanhol, sem sotaque irlandês”, acrescentou.

“Todos os dias em que trabalhou, mostrou sua compaixão pelos pobres, pelos indigentes, pelos imigrantes e por todos aqueles que vivem à margem da sociedade. Ele foi um bom padre e um bom bispo, e um homem de paz”, disse o arcebispo de Los Ángeles.

"Estamos muito tristes por tê-lo perdido", disse dom Gómez visivelmente emocionado.

“Sou muito grato ao xerife (Robert G.) Luna e a sua equipe de investigação pelo seu excelente trabalho ao prender um suspeito. Portanto, em nome de toda a comunidade católica, queremos expressar nossa gratidão por seu profissionalismo e sensibilidade”, continuou Gómez.

Por causa da emoção do momento e das palavras, o arcebispo teve que fazer uma pausa e o xerife Luna se aproximou para o consolar.

Na entrevista coletiva, o xerife Luna informou que o suspeito preso é o hispânico Carlos Medina, de 65 anos, que “fez comentários de que o bispo lhe devia dinheiro. Ele é o marido da empregada doméstica do bispo".

Luna disse que não tem certeza se esse foi o motivo do assassinato e que as investigações sobre as razões continuam.

“Este é um momento triste e doloroso para todos nós. Obrigado por sua preocupação. Por favor, continuem rezando por dom Dave e sua família; e rezemos pelos oficiais enquanto continuam a investigação", concluiu dom Gómez.

Confira também: