O prefeito do dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, cardeal Arthur Roche, disse ontem (21) que a dispensa de duas das regras na Traditionis custodes pode ser concedida apenas pela Santa Sé, e não pelo bispo diocesano.

 

O rescrito de 21 de fevereiro (uma forma de esclarecimento oficial em resposta a uma pergunta ou pedido) do cardeal Arthur Roche diz que o papa Francisco confirmou que uma dispensa para usar ou erigir uma igreja paroquial para celebrar a missa tradicional em latim em uma diocese “é reservada de forma especial à Sé Apostólica”.

 

O documento afirma que a permissão para um padre ordenado após julho de 2021 celebrar a missa tradicional em latim também só pode ser concedida pela Santa Sé.

 

O rescrito diz que o dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos exerce a autoridade da Santa Sé para manter ou dispensar essas duas obrigações.

 

“Caso um bispo diocesano tenha concedido dispensas nos dois casos mencionados acima, ele é obrigado a informar o dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que irá avaliar os casos individuais”, disse Roche.

Rumores de novas restrições contra a missa tradicional em latim circulam há semanas. Em julho de 2021, o papa Francisco publicou o motu proprio Traditionis custodes, que restringiu a celebração da missa tradicional em latim.

Em dezembro de 2021, a Santa Sé publicou uma nota explicativa e “responsa ad dubia” (“respostas às dúvidas”), respondendo a perguntas sobre algumas das disposições legais da Traditionis custodes e restringindo ainda mais a celebração da missa tradicional em latim.

Confira também: