Na manhã de hoje (17), o papa Francisco recebeu os participantes do Capítulo Geral dos Padres Marianos da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria e pediu que apoiem os lares em dificuldades pois “hoje a família está sempre em perigo”.

Francisco falou das “três grandes linhas de espiritualidade” da congregação: “o amor à Virgem Maria, a oração de sufrágio e a atenção aos pobres”.

Tomando como exemplo santo Estanislau, fundador da ordem, o papa disse que “a verdadeira devoção à Mãe do Senhor é alimentada e cresce através da escuta e da meditação da Palavra de Deus: Maria é a Mulher do Evangelho”.

“Santo Estanislau traçou para sua congregação linhas de espiritualidade e ação que estão bem encarnadas na história concreta dos homens e mulheres de seu tempo”, disse o papa

Francisco convidou os presentes a olhar para o testemunho do seu fundador, “respondendo criativamente aos desafios que nossa época também apresenta”.

“Não desanimem com oposições ou dificuldades”, exortou o papa Francisco.

Ele também falou do beato Jorge Matulaitis (1871-1927), clérigo mariano, sacerdote, bispo e núncio apostólico na Lituânia. "Ele soube restaurar a vitalidade da comunidade, atualizando suas Constituições e promovendo seu trabalho sem medo, a ponto de ir para a clandestinidade e arriscar a prisão, sem jamais desistir de promover a caridade e a unidade entre os religiosos e os fiéis”.

O papa exortou o clero “a manter viva a fidelidade às suas origens neste foco profético de hoje”.

Francisco também falou dos três títulos marianos que são João Paulo II propôs para venerar a Imaculada Conceição.

“Maria 'Sede da Sabedoria', para que seu testemunho evangélico seja firme e sólido; Maria 'Consoladora dos aflitos', para que os homens do nosso tempo encontrem em vocês amor e compreensão e sejam atraídos a Deus pela sua caridade e pelo seu serviço abnegado; e, em terceiro lugar, Maria ‘Mãe de Misericórdia’, para que sejam ricos em compaixão materna e pelas almas redimidas pelo sangue de Cristo e confiadas a vocês”, concluiu o papa Francisco.

Confira também: