A paróquia são Luís Gonzaga, em Brusque (SC), foi presenteada com uma relíquia de primeiro grau do seu padroeiro. A doação foi feita pela Congregação dos Jesuítas, por ocasião dos 150 anos de fundação da paróquia.

A relíquia chegou à paróquia após uma solicitação feita pelo pároco, padre Diomar Romaniv, à congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, ordem na qual ele faz parte. “Prontamente fizeram contato com o procurador dos jesuítas, o qual recebeu nossa solicitação e nos presenteou com uma relíquia de primeiro grau do nosso padroeiro. Então, é com grande alegria que recebemos este pedacinho do santo que é tão importante para nós”, celebrou o pároco. 

A relíquia é um fragmento de osso de são Luís Gonzaga. Foi apresentada à comunidade durante uma missa na terça-feira (14).

Essa é a terceira relíquia de primeiro grau de santos que a paróquia ganha. A primeira foi de são João Paulo II, dada pelo bispo emérito de Salvador (BA), dom Murilo Krieger, na apresentação do Ano Jubilar da paróquia, em julho de 2022. A segunda foi do beato Carlo Acutis, vinda da Itália, em setembro de 2022.

“Queremos elaborar um espaço, aqui na matriz, para ser um memorial do Ano Jubilar, onde vão estar expostas as três relíquias, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ganhamos do Santuário Nacional, e a bênção apostólica enviada pelo papa Francisco. O intuito é fazer com que a memória deste ano tão especial para nós, seja permanente”, disse padre Diomar.

São Luís Gonzaga é o padroeiro dos jovens e nasceu em 1568, em Corte de Castiglione, na Itália. Aos 10 anos, consagrou-se a Nossa Senhora e se sentiu chamado à vida religiosa. Ele desejava ser padre. Mas, seu pai era contrário ao seu ideal e o levava para festas mundanas, tentando fazer com que ele desistisse de sua vocação. Em meio as zombarias e incompreensões, ele era enfático: “Busco a salvação! Busquem-na vocês também!”.

Aos 14 anos, renunciou aos bens materiais e ingressou no noviciado jesuíta. Viveu durante seis anos na Companhia de Jesus. Morreu aos 23 anos, em 21 de junho de 1591, após uma doença em decorrência de uma epidemia na Itália.

São Luís Gonzaga foi canonizado em 1726, pelo papa Bento XIII, e proclamado “Patrono da Juventude”. Em seguida, foi nomeado protetor dos estudantes. Em 1991, o papa são João Paulo II o nomeou padroeiro dos pacientes de AIDS. 

 

Confira também: