O papa Francisco instituiu uma Comissão Independente de Vigilância para a diocese de Roma e nomeou seus membros.

A sala de imprensa publicou hoje (15) o regulamento desta comissão e a nomeação feita pelo papa Francisco dos seis membros leigos que formarão este órgão autônomo de controle interno.

No dia 6 de janeiro, o papa Francisco promulgou a constituição apostólica "In ecclesiarum communione" sobre a reorganização da diocese de Roma.

O artigo 31 do documento fala sobre a instituição de uma "Comissão Independente de Vigilância como órgão de controle interno da diocese de Roma e dos escritórios, órgãos e agências, bem como das administrações que, por qualquer motivo, dependam do Vicariato ou estejam a ele subordinados, qualquer que seja a autonomia de que gozem, inclusive os que estejam sujeitos ao poder de direção ou controle majoritário do Vicariato”.

Juntamente com a constituição apostólica, o papa promulgou um decreto que estabelece os serviços pastorais de cada bispo auxiliar de Roma.

A constituição apostólica “In ecclesiarum comunhão é composta por 41 artigos e entrou em vigor em 31 de janeiro de 2023. Nessa data, a atual constituição apostólica “Ecclesia in Urbe” foi revogada, bem como “revogados todas as faculdades especiais delegadas anteriormente, apesar de qualquer disposição contrária, ainda que mereçam menção especial”.

Os padres e diáconos da diocese de Roma foram convocados pelo Conselho Episcopal ao salão nobre da Pontifícia Universidade Lateranense, onde no dia 2 de março o cardeal Gianfranco Ghirlanda, especialista em Direito Canônico, explicará a nova constituição apostólica “In Ecclesiarum communione”.

Confira também: