Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estarão no santuário de Fátima, Portugal, para a Peregrinação Internacional Aniversária em 12 e 13 de maio, data em que a Igreja recorda a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos.

“Estando na diocese de Leiria-Fátima, serão integrados nas celebrações da Cova da Iria”, disse o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, na segunda-feira (13), no Encontro de Guias-Intérpretes do santuário de Fátima.

A JMJ acontecerá de 1º a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal. Em preparação para a jornada, os símbolos, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani (Protetora do Povo Romano), estão em peregrinação pelas dioceses portuguesas.

Segundo padre Cabecinhas, a JMJ “marcará a vida do Santuário ao longo deste novo ano pastoral, com a presença do papa em Fátima”.

O papa Francisco irá a Portugal em agosto para a Jornada Mundial da Juventude. Entretanto, a Santa Sé ainda não divulgou a programação oficial da vigem e, portanto, não há confirmação de uma visita ao santuário de Fátima. Em entrevista a RTP3, no início de fevereiro, o coordenador da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar, disse que o programa da viagem “não está fechado”. “Ele vai ter a sua agenda” que “só vamos saber mais em cima”, disse.

O padre Carlos Cabecinhas disse aos participantes do encontro de guias e intérpretes que o santuário de Fátima está se preparando para “acolher os muitíssimos jovens que, assim acreditamos, nos visitarão por ocasião da Jornada Mundial da Juventude”, tanto nos quinze dias que antecedem o evento, como nos dez dias posteriores.

Para isso, o santuário está trabalhando com “um programa dirigido sobretudo aos jovens”. “Queremos sublinhar o sentido da peregrinação e por isso criámos seis caminhos para chegar a Fátima a Pé, para os jovens que queiram fazer uma peregrinação a pé a Fátima, com distâncias que variam entre um máximo de 15 km e um mínimo de 5 km”, disse.

Segundo o reitor, também estão sendo preparados workshops e propostas de reflexão e oração, em formato de itinerário do peregrino, com esquemas de oração e vivência espiritual de Fátima.

Confira também: