O papa Francisco nomeou o padre Mauro Mantovani, SDB, atual decano da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, como prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana (BAV).

Segundo a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, a Biblioteca Apostólica Vaticana "é um excelente instrumento da Igreja para o desenvolvimento e difusão da cultura, em apoio à atividade da Sé Apostólica".

Entre as atividades realizadas pela BAV estão "recopilar e preservar um rico patrimônio de ciência e arte e disponibilizá-lo para estudiosos que buscam a verdade".

Dados biográficos

O padre Mauro Mantovani nasceu no dia 3 de janeiro de 1966, em Moncalieri, Itália.

Emitiu os primeiros votos na Congregação Salesiana em 1986 e foi ordenado sacerdote em 1994.

Tem doutorado em Filosofia e Letras pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha, e doutorado em Teologia Tomista pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, Angelicum, em Roma.

Desde 2007, é professor ordinário da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, onde foi decano da Faculdade de Ciências da Comunicação Social, decano da Faculdade de Filosofia, vice-reitor e reitor.

Atualment,e é membro da Pontifícia Academia de Santo Tomás de Aquino e do Comitê Científico da Agência de Avaliação e Promoção da Qualidade das Universidades e Faculdades Eclesiásticas da Santa Sé (Avepro).

Confira também: