“A chave para o sucesso da Evangelização” é anunciar o Evangelho “com simplicidade e mansidão, sem apego aos bens materiais e juntos, em comunidade”, disse o papa Francisco na audiência geral de hoje (15).

Diante de milhares de fiéis reunidos na Aula Paulo VI do Vaticano, Francisco continuou sua série de catequeses dedicadas à paixão de evangelizar e animou a reflexão sobre o “discurso missionário” do capítulo 10 do evangelho de são Mateus.

O anúncio, continuou Francisco, “nasce do encontro com o Senhor” e “toda a atividade cristã, especialmente a missão, começa a partir dali”.

"Só quem estiver com Ele poderá anunciar o Evangelho de Jesus ", disse.

“Seguir Cristo não é algo intimista”, porque “sem anúncio, sem serviço, sem missão, a relação com Ele não cresce”, disse o papa.

Francisco disse que a motivação da evangelização é que “o anúncio não começa por nós, mas pela beleza do que recebemos de graça, sem mérito”, porque “é um dom tão grande que não podemos guardá-lo para nós”.

O papa Francisco recordou que Jesus nos convidou a “ir e anunciar que o Reino dos Céus está próximo”. Disse que “isto é o que deve ser dito antes de tudo: Deus está próximo de nós”.

"O anúncio deve dar a primazia a Deus, dar a Deus o primeiro lugar, e dar aos outros a oportunidade de o acolher, de sentir que Ele está próximo. E eu, atrás", disse.

Francisco disse que o testemunho que “envolve tudo, mente, coração, mãos é essencial na Evangelização. As três linguagens da pessoa: pensamento, afeto e obras”.

É necessário anunciar “com simplicidade, mostrando Jesus, não falando de Jesus”, sem depender “de certezas materiais”.

O papa Francisco convidou a ir juntos porque “o Senhor envia todos os discípulos, mas ninguém vai sozinho” porque “a Igreja apostólica é toda missionária e na missão encontra a sua unidade”.

Confira também: