O dicastério para os Leigos, Família e Vida, da Santa Sé, organiza o Congresso Internacional sobre a corresponsabilidade dos leigos na missão da Igreja, com o tema “Pastores e fiéis leigos chamados a caminhar juntos”. O evento acontecerá na Sala Nova do Sínodo de quinta-feira (16) até sábado (18).

Este congresso reunirá os presidentes e líderes das comissões episcopais para os leigos de 74 conferências episcopais de todo o mundo.

O evento terá a participação de 210 pessoas, das quais 67 são bispos, 36 são padres e 107 são fiéis leigos.

Segundo os organizadores, o papa Francisco falará no último dia do Congresso.

Ao apresentar esta iniciativa, o prefeito do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell, falou da necessidade de aprofundar “a responsabilidade de cada batizado na Igreja”.

O objetivo deste congresso, disse Farrel, “é sensibilizar tanto os pastores como os leigos sobre o sentido de responsabilidade que nasce do batismo e que nos une a todos”.

Para o cardeal, é preciso superar a lógica da “delegação” ou “substituição” dos leigos em alguns serviços da Igreja.

"Todos os membros do povo de Deus, pastores e fiéis leigos, compartilham plena responsabilidade pela vida, missão, cuidado, gestão e crescimento deste povo que o próprio Cristo suscitou", disse.

A subsecretária do dicastério, Linda Ghisoni, apresentou o programa do congresso e disse que no primeiro dia os participantes refletirão sobre “a natureza e o fundamento da corresponsabilidade dos leigos”.

No dia seguinte, o tema central será "a formação, essencial para alcançar uma cooperação leiga eficaz".

E o último dia será dedicado à escuta da mensagem que o papa Francisco dirigirá aos participantes.

Linda Ghisoni informou que o dicastério enviou um questionário aos mais de 200 participantes para conhecer "os dados reais, as peculiaridades, as expectativas de homens e mulheres de diferentes regiões do mundo sobre como contribuem para promover juntos, leigos e clérigos, a missão que foi confiada a todos nós como Igreja, como povo santo e fiel de Deus a caminho”.

Os resultados deste questionário não serão publicados, mas servirão de material para reflexão durante os dias do congresso.

O arcebispo de Québec, Canadá, cardeal Gérald C. Lacroix, falará sobre a “corresponsabilidade efetiva: o papel dos pastores”.

Lacroix disse que os ministros são “pastores, não gerentes ou patrões, mas pastores”, que têm a missão de “crescer juntos na santidade” e anunciar a Boa Nova ao mundo.

O cardeal Lacroix reconheceu que existem desafios que exigem uma conversão profunda e destacou que “os leigos não estão a nosso serviço, mas estamos juntos a serviço da missão na Igreja”.

Confira também:

Mais em