A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) disse rezar pela Igreja na Nicarágua, especialmente pelo bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, que foi condenado a 26 anos de prisão.

 

“Em prece, a CNBB suplica o fortalecimento dos nicaraguenses na busca pelo respeito e pela dignidade. Fraternal e solidária, reza, por nosso irmão bispo, dom Rolando Álvarez”, disse mensagem publicada ontem (13), assinada pela presidência da entidade.

 

Dom Rolando Álvarez foi preso pelo governo da Nicarágua em agosto de 2022 e mantido em prisão domiciliar em Manágua, acusado de “conspiração” e divulgação de “notícias falsas” contra o regime.

 

Na sexta-feira (10), ele foi condenado a 26 anos e 4 meses de prisão, acusado de ser um "traidor da pátria".

 

A sentença contra dom Álvarez foi dada apenas um dia depois que o governo deportou 222 presos políticos para os EUA.

 

“Comprometida com a defesa dos direitos humanos e repudiando qualquer gesto ou decisão que neguem estes mesmos direitos”, a CNBB reafirmou “sua comunhão com a Igreja Católica no mundo inteiro, em especial a Igreja que está na Nicarágua”.

 

Outro trecho da mensagem pede que “a cada pessoa seja concedida a liberdade de se expressar com responsabilidade e viver sua fé”. A conferência também fez um apelo para que “as autoridades de todo o mundo, da América Latina e, especialmente, da Nicarágua, possam se sensibilizar".

 

A nota é concluída com um chamado para que “ninguém seja indiferente à injustiça" e com a citação bíblica “Se os profetas se calarem, as pedras falarão” (Lc 19,40).

 

Confira também: