O bispo auxiliar emérito de Florianópolis (SC), dom Vito Schlickmann, morreu hoje (14) aos 94 anos, em decorrência de “um câncer”. Ele tratava a doença há “20 anos” e “suportou com paciência e fé no Senhor”, informou a arquidiocese.

O velório de dom Vito Schlickmann acontece na igreja de Santa Cruz, em Areias (SC), paróquia onde ele foi o primeiro pároco. Depois das 14h, terá missas a cada duas horas, até às 4h de amanhã (15). Logo após a última missa, o corpo será trasladado para a paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Carlos (SC), onde dará continuidade ao velório a partir das 6h. A missa de exéquias e o sepultamento será às 9h.

Dom Vito Schlickmann nasceu no dia 28 de dezembro de 1928, em São Ludgero (SC). Ele foi ordenado padre no dia 28 de novembro de 1954 e sagrado bispo no dia 25 de março de 1995. Foi bispo auxiliar de Florianópolis até 3 de março de 2004, data de sua renúncia.

Depois de sua renúncia, seguiu atuando na ação pastoral e evangelizadora da arquidiocese de Florianópolis, celebrando crismas e festas nas paróquias.  Dedicou-se também ao cultivo de orquídeas e bromélias na Associação Pe. Augusto Zucco (APAZ), em São José (SC), chegando a possuir uma das maiores coleções de bromélias do Brasil.

 

Confira também: