A Romaria do Senhor dos Passos, que acontece há mais de 200 anos em São Cristóvão (SE), volta com suas festividades e devoções de 3 a 5 de março, após dois anos com restrições devido às medidas impostas contra a pandemia de covid-19.

Cerca de 70 mil fiéis participam da romaria do Senhor dos Passos. Ela é considerada uma das maiores manifestações religiosas do Nordeste e, desde 2015, foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe.

O evento é feito pela paróquia Nossa Senhora da Vitória, da arquidiocese de Aracaju. Acontece sempre no período da quaresma, com uma missa de abertura da romaria.

Neste ano, o tema da romaria será “Caminhamos na estrada de Jesus” (Jo 14, 5-7). Ela começa com uma missa no dia 3 de março, às 21h, no santuário são Judas Tadeu, no bairro América, em Aracaju (SE).

Depois da celebração, os fiéis fazem a ‘caminhada do Senhor dos Passos’, que vai em direção à igreja Senhor dos Passos, em São Cristóvão. O trajeto tem 20,3 quilômetros e a caminhada dura de seis a sete horas.

Para bem viver a romaria, os fiéis também são convidados a participar da celebração dos Ofícios em honra do Senhor dos Passos, entre os dias 10 de fevereiro a 24 de março, na igreja Senhor dos Passos.

Confira a programação completa da romaria AQUI.

 

Confira também: