O papa Francisco recebeu ontem (9) o cardeal italiano Angelo Becciu, acusado de corrupção e que está sendo julgado no Vaticano junto com outras autoridades desde 27 de julho de 2021.

A sala de imprensa da Santa Sé informou, sem dar mais detalhes, que “o Santo Padre Francisco recebeu nesta manhã em audiência o Exmo Card. Giovanni Angelo Beciu”.

Becciu foi substituto da secretaria de Estado da Santa Sé desde 2011.

O papa Francisco o criou cardeal em 2018 e o nomeou prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cargo que ocupou até 2020, quando o papa aceitou sua renúncia após acusações de corrupção contra ele.

Ao aceitar a renúncia, o papa também o privou de seus direitos de cardeal, incluindo sua futura participação em um conclave para eleger o próximo papa.

O cardeal, que se declara inocente, está sendo julgado pela acusação de ter desviado milhões de euros do Vaticano em diversas operações, como a compra de um imóvel de luxo em Londres.

Embora alguns afirmem que o papa Francisco poderia ter restaurado seus direitos cardinalícios, não há nenhuma declaração formal ou decreto a esse respeito.

Em novembro de 2022, soube-se que o cardeal havia gravado um telefonema com o papa Francisco em 2021. Dias depois, o cardeal italiano disse que se encontrou com o papa e lhe prestou os esclarecimentos "necessários".

As próximas audiências do julgamento estão marcadas para os dias 16 e 17 de fevereiro.

Confira também: