O papa Francisco vai celebrar a missa e a procissão da Quarta-feira de Cinzas no Monte Aventino, em Roma, no dia 22 de fevereiro.

O Departamento das Celebrações Litúrgicas informou que antes da missa, o papa Francisco vai celebrar a primeira estação quaresmal na igreja de Santo Anselmo, no Aventino, às 16h30 (hora local).

Em seguida, o papa participará da tradicional procissão penitencial até a basílica de Santa Sabina, onde celebrará a missa às 17h (hora local), e abençoará as cinzas que serão impostas aos fiéis.

As estações quaresmais são uma das tradições mais arraigadas do início da quaresma em Roma. As estações são um rito antigo que convidam os fiéis a parar para meditar sobre a Paixão do Senhor antes de continuar com as tarefas diárias.

Tradicionalmente, os romanos paravam todos os dias da quaresma em frente a uma das igrejas do centro da cidade em memória dos mártires. Depois, realiza-se a procissão, durante a qual se cantam as ladainhas aos santos e, finalmente, celebra-se a missa.

Devido às medidas impostas contra a pandemia da covid-19, em 2021 o papa não celebrou a missa na basílica de Santa Sabina nem houve a tradicional procissão penitencial da igreja de Santo Anselmo no Monte Aventino, em Roma. Naquele ano, Francisco celebrou uma missa restrita a poucos fiéis na Quarta-feira de Cinzas na basílica de São Pedro.

Retiro Espiritual de Quaresma

O papa Francisco fará de forma pessoal seu retiro espiritual anual, da tarde de domingo, 26 de fevereiro, até a tarde de sexta-feira, 3 de março, primeira semana da Quaresma.

A Santa Sé vai suspender todos os compromissos do papa Francisco, inclusive a audiência geral de quarta-feira, 1º de março.

O papa exortou os cardeais residentes em Roma, os chefes de dicastério e os superiores da cúria romana a viverem também “um período de exercícios espirituais de forma pessoal”.

Confira também: