A concatedral de São Pedro dos Clérigos, em Recife (PE), foi reaberta ontem (8), após quase três anos fechada para restauração. O templo do século XVIII é uma das principais representações do estilo barroco no Estado.

A reabertura da igreja aconteceu com missa celebrada pelo arcebispo emérito de Vitória da Conquista (BA) e vigário geral de Olinda e Recife, dom Luís Gonzaga Pepeu. “É com muita alegria que estamos realizando a reabertura deste lindo templo. Trata-se de um momento tão esperado pelos católicos, assim como os visitantes e toda a população”, disse.

Segundo dom Pepeu, “o momento da reabertura, devolve um patrimônio histórico, cultural e religioso devidamente recuperado de uma igreja de grande destaque no Recife”.

A igreja foi construída em 1728 pela irmandade de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, no centro do Recife.  O templo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e recebeu o título de concatedral, ao lado da catedral de Olinda, dedicada ao Santíssimo Salvador.

As obras de restauração foram feitas pelo Iphan e a intenção foi devolver à concatedral as características que tinha quando foi erguida. Entre as intervenções feitas está o revestimento em ouro dos entalhes de madeira.  “Voltamos com esse douramento, o forro foi restaurado, feito por um importante artista, um pintor de Pernambuco, que é João de Deus Sepulveda, século XVIII”, disse a restauradora Taiane Martins ao site ‘Jornal do Commercio’ (JC).

Apesar da missa de reabertura ontem, as atividades na concatedral de São Pedro dos Clérigos voltam apenas em março, devido a uma série de agendas antes da reabertura ao público.

"O momento é muito esperado pela arquidiocese, é uma igreja muito importante. A partir de março, vamos normalizar as celebrações, as visitas, que serão realizadas no interior da igreja”, disse o reitor, padre Augusto César.

Confira também: