A arquidiocese do Rio de Janeiro publicou na noite de ontem (8) uma nota em solidariedade às vítimas do temporal que atingiu a cidade e o estado do Rio de Janeiro na terça-feira (7). Até o momento, foram registradas seis mortes no estado em decorrência das chuvas, entre as quais uma criança de dois anos.

“Solidariedade faz parte da caridade cristã. Nestes momentos difíceis, estamos unidos em nossa busca de ajuda mútua, em uma corrente de solidariedade que se expandiu por nossa cidade, paróquias e até nosso Estado. Busquemos ajudar para diminuir um pouco as dificuldades e dores dos nossos irmãos e irmãs”, afirma o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, na nota.

As fortes chuvas atingiram vários pontos do estado do Rio na terça-feira e “muitos irmãos e irmãs foram atingidos dramaticamente”. “Algumas vidas foram levadas e outras se encontram em situações de vulnerabilidade”, diz a arquidiocese.

Entre as vítimas está uma criança de dois anos que morreu devido a um deslizamento no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio.

Na capital fluminense, segundo a prefeitura, foram acionadas 113 das 162 sirenes em áreas de risco de deslizamento até as 21h09 de terça-feira.

A arquidiocese manifestou “sua solidariedade para com aqueles que vivem o luto pelos seus entes queridos, como também aqueles que sofrem pela insegurança e angústia nestas catástrofes da natureza”.

“Nossa Igreja convida o povo de Deus a exercer novamente a solidariedade na assistência espiritual e material para com aqueles que neste momento mais necessitam”, destaca o comunicado.

Segundo a nota, doações de alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal podem ser feitas em paróquias locais da arquidiocese do Rio, enquanto doações em dinheiro podem ser feitas através da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro via Pix:  CNPJ 34.267.971/0001-14 e depósito na conta corrente:  Banco Bradesco – Ag. 0814-1 – Conta Corrente 48500-4. 

Confira também: