Por ocasião do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas 2023, o papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo hoje (8) para exortar os jovens a serem "missionários da dignidade humana, contra o tráfico de pessoas e todas as formas de exploração".

No vídeo, o papa Francisco lembrou que o tema do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas 2023 é "Caminhar pela Dignidade" e disse que a iniciativa deste ano envolve os jovens como protagonistas.

O papa encorajou os jovens a "cuidar de sua dignidade e a de cada pessoa que encontrarem" para ajudar a manter viva a esperança e a alegria “guardando-as nos seus corações, juntamente com a Palavra de Deus, porque a verdadeira alegria é Cristo".

"Sabemos que vivemos um tempo difícil, mas é precisamente nesta realidade que todos nós, especialmente os jovens, somos chamados a unir forças para tecer redes do bem, para difundir a luz que vem de Cristo e do seu Evangelho", disse o papa.

Segundo Francisco, "o tráfico de seres humanos desfigura a dignidade". “Infelizmente, o tráfico está a crescer a um ritmo alarmante, afetando sobretudo imigrantes, mulheres e crianças, jovens como vocês, pessoas com sonhos e o desejo de viver com dignidade", disse.

O papa contou que este ano alguns jovens representantes das organizações que vêm colaborando durante anos neste dia de oração e compromisso contra o tráfico viajaram para Roma e receberão simbolicamente uma luz.

"Com este gesto vocês são enviados como missionários da dignidade humana, contra o tráfico de pessoas e todas as formas de exploração”, disse.

Francisco disse que "se inaugura um ano especial de envolvimento juvenil, até o próximo Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas de 2024". "Guarda esta luz e vocês serão uma bênção para outros jovens. Nunca se cansem de buscar maneiras de transformar nossas sociedades e prevenir essa chaga vergonhosa do tráfico de pessoas", pediu o papa.

Francisco convidou a "caminhar juntos contra o tráfico de pessoas: caminhar junto com quem está destruído pela violência da exploração sexual e do trabalho, caminhar junto com os migrantes, os deslocados, com quem procura um lugar para viver em paz e dignidade em família. Junto com vocês, jovens, para reafirmar com coragem o valor da dignidade humana".

"Agradeço-lhes e digo-lhes: avancem com coragem! Que o Senhor os abençoe e que Nossa Senhora os proteja. Santa Bakhita roga conosco e por nós. Abençoo de coração a todos aqueles que trabalham contra o tráfico e as pessoas com as quais se encontram neste caminho para a dignidade”, concluiu o papa Francisco.

Na audiência geral de hoje (8), o papa Francisco lembrou que a Igreja celebra hoje a memória de santa Josefina Bakhita, padroeira das vítimas do tráfico de pessoas.

O papa disse que o testemunho da santa sudanesa “nos enche de esperança cristã”. Por isso, invocou a sua intercessão em favor de “um futuro de justiça e paz para os nossos irmãos e irmãs da África”.

 

Confira também: