Hoje (8) é celebrado o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, evento promovido pelo papa Francisco.

Este ano o tema é “Caminhar pela dignidade” e visa “que as pessoas em muitas paróquias, comunidades e grupos” se reúnam para “refletir, rezar e enviar uma mensagem para combater este fenômeno global”.

Em 2015, o papa Francisco estabeleceu que o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas fosse celebrado na memória litúrgica de santa Josefina Bakhita, religiosa que foi escrava e vítima de tortura, e que depois “se tornou santa e símbolo universal do compromisso da Igreja contra a escravidão”.

“Se eu encontrasse de novo aqueles negreiros que me sequestraram e também aqueles que me torturaram, me ajoelharia para beijar as suas mãos, porque, se não tivesse acontecido isto, eu não seria agora cristã e religiosa”, disse a santa que hoje representa um ícone da história da África.

São João Paulo II a beatificou em 1992 e a canonizou durante o Jubileu do ano 2000. Bento XVI, ao publicar sua encíclica Spe Salvi em 2007, a propôs como exemplo de vida para falar de esperança.

O papa Francisco recordou no dia 8 de fevereiro de 2015, no final do Ângelus, que a santa foi uma “irmã sudanesa que quando era menina fez a trágica experiência de ser vítima do tráfico”. Ele encorajou “quantos estão comprometidos a ajudar homens, mulheres e crianças escravizados, explorados, abusados como instrumentos de trabalho ou de prazer e muitas vezes torturados e mutilados”.

“Faço votos por que todos os que têm responsabilidades de governo se comprometam com determinação a remover as causas desta chaga vergonhosa, uma chaga indigna da sociedade civil. Cada um de nós se sinta comprometido a ser voz destes nossos irmãos e irmãs, humilhados na sua dignidade”, acrescentou.

Iniciativas em Roma para o Dia Mundial de Oração e Reflexão de 2023

Este ano, 15 jovens de cinco continentes e representantes de organizações associadas vão se reunir em Roma para uma semana de encontros e formação sobre o tráfico de pessoas.

No final da semana, o grupo lançará a declaração de compromisso que dará início ao processo de preparação para o décimo aniversário do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas.

A semana começou na segunda-feira (6), com uma vigília de oração no local onde três prostitutas foram mortas em novembro do ano passado.

Hoje (8) acontece uma peregrinação, com pessoas de mais de 50 países, que será transmitida ao vivo em cinco idiomas (inglês, espanhol, português, francês e italiano) em www.prayagainsttrafficking.net.

Na sexta-feira (10), às 15h30, na Via della Conciliazione, próximo à praça de São Pedro, o grupo de dança Evolution Company of the Holy Dance e um grupo de jovens farão um flashmob contra o tráfico de pessoas.

A semana termina no domingo (12), com a participação na oração do Ângelus na praça de São Pedro.

A iniciativa é coordenada por Talitha Kum, rede internacional de combate ao tráfico de pessoas com mais de 6 mil religiosas, amigos e colaboradores, e é promovida pela União Internacional das Superioras Gerais, em colaboração com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano. outras organizações

“O tema escolhido este ano 'Caminhando pela dignidade' é um convite a todas as pessoas de boa vontade para caminhar com as vítimas e sobreviventes do tráfico de pessoas, especialmente com as populações migrantes como peregrinas da dignidade humana e da esperança”, disse irmã Abby Avelino, MM, coordenadora da programação.

Os organizadores convidam a usar a hashtag oficial #PrayAgainstTrafficking no Twitter hoje (8).

Confira também:

Mais em