“O meu pensamento vai para os povos da Turquia e da Síria duramente atingidos pelo terremoto, que causou milhares de mortos e feridos”, disse o papa Francisco no final da audiência geral de hoje (8).

“Com emoção rezo por eles e expresso a minha proximidade a estas localidades, às famílias das vítimas e a todos os que sofrem esta devastadora calamidade”, disse.

Francisco agradeceu "àqueles que se esforçam para levar socorro” e exortou “todos a serem solidários com esses territórios, alguns deles já maltratados por uma longa guerra".

O papa convidou os fiéis a “rezarem juntos para que estes nossos irmãos e irmãs sigam adiante, superando esta tragédia”.

Por fim, pediu a Nossa Senhora “que os proteja” e depois rezou uma Ave Maria por todos os atingidos pelo terremoto que deixou, até o momento, mais de 11,2 mil mortos.

Eram cerca de 2h30 (hora local), na segunda-feira (6), quando um terremoto de magnitude 7,8 atingiu várias regiões no sul da Turquia e no norte da Síria.

Milhares de edifícios foram demolidos e o número de vítimas e feridos continua aumentando, porque há vítimas presas entre os escombros.

O corpo do padre Imad Daher, pároco da paróquia da Virgem Maria dos greco-católicos melquitas de Aleppo, Síria, foi encontrado debaixo de um edifício que desabou, onde ficou preso durante ao menos oito horas.

O governo turco decretou sete dias de luto pela tragédia e a ajuda internacional já está chegando aos dois países.

Confira também: