Um centro sócio-cultural em memória do falecido Papa João Paulo II será construído na cidade de Cracóvia, no mesmo terreno onde funcionava a fábrica em que Karol Wojtyla trabalhou durante sua juventude.

A responsável pela execução do projeto é a Fundação “Não tenhais medo” e seus representantes esperam que a primeira pedra da construção seja  abençoada pelo Papa Bento XVI durante sua próxima visita a Cracóvia em maio.

O principal inspirador do projeto é o Arcebispo de Cracóvia, Dom. Stanislaw Dziwisz, ex-secretário do falecido Papa, quem assinalou que o Centro João Paulo II deve servir às novas gerações dando-lhes o aprofundamento no pensamento do Karol Wojtyla e sua herança espiritual.

Segundo a Rádio Vaticano, o Presidente do Conselho da Fundação, Andrzej Zoll, assinalou que o Centro deve ser um local de diálogo inter-religioso aberto a todos, independentemente de suas convicções religiosas.

O projeto total inclui um asilo, um hospital, um centro de apoio à família e as mães solteiras, uma sala de exposições, um museu dedicado ao pontificado do Papa polonês, uma sala de concertos, uma biblioteca, um pavilhão de esportes, uma sala de conferências, uma escola e um internato. Entre os responsáveis pelo planejamento do projeto está também ao porta-voz vaticano, Joaquín Navarro-Valls e o fotógrafo da Santa Sé, Arturo Mari.