Neste fim de semana, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, acontece a XV Romaria Nacional do Terço dos Homens, no santuário de Aparecida (SP). Segundo os organizadores, a expectativa é que participem do evento mais de 100 mil tercistas, como são chamados os membros do movimento do Terço dos Homens.

“Esta Romaria já é considerada a maior Romaria do santuário de Aparecida e nos fortalece muito. Sabemos que é uma multidão e, por mais que seja uma multidão, ali conseguimos enxergar o outro como único, como imagem e semelhança de Deus”, disse o professor Tarcísio Cardoso Brito, integrante do Terço dos Homens em Nanuque (MG).

Para ele, “é muito bonito vermos homens de diversas partes do Brasil que têm esse mesmo desejo de ser um homem melhor, um pai melhor, um esposo melhor, um funcionário ou um patrão melhor, enfim, um cristão melhor”. Na Romaria, disse Tarcísio, “o encontro dos homens nos proporciona isso, seja no momento da missa, da oração do terço, no testemunho de outros irmãos”.

O Terço dos Homens começou no Brasil em 1936, em Itabi (SE). Segundo o movimento, estima-se que haja cerca de 2,5 milhões de tercistas no país. Eles costumam se reunir pelo menos uma vez por semana para rezar em suas paróquias, capelas, santuários ou até em praças públicas.

Todos os anos, o movimento faz a Romaria Nacional ao santuário de Aparecida. Neste ano, em sua décima quinta edição, o evento tem como tema “Vocações para a Igreja!” e lema “Vocação acertada, vida feliz! (Santo Afonso)”.

“O terço é a oração dos humildes, por isso, procuramos a cada dia, através da oração do terço, ter o coração mais manso, humilde, a ser como Nossa Senhora, a estar a serviço e dizer: ‘Eis-me aqui, Senhor’”, afirmou o tercista Tarcísio Brito.

Para o motorista Ronei Gomes Medeiros, de Brumadinho (MG), o Terço dos Homens é também “fonte de consolo”. Ele recordou como este movimento mariano e a romaria ao santuário de Aparecida foram importantes para a sua cidade em 2019, quando aconteceu o rompimento da barragem a Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, causando a morte de 272 pessoas.

Medeiros lembrou que naquele ano, o grupo de Brumadinho foi autorizado a rezar uma dezena do terço durante a romaria, no altar central do santuário. Além disso, foram surpreendidos com uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida enviada pelo santuário para Brumadinho.

“Não esperávamos por isso. Então, nos mobilizamos para ligar para as pessoas em Brumadinho para avisar que sairíamos mais cedo e levaríamos a imagem. Quando chegamos, por volta das 23h, muitos carros e motos já nos esperavam na entrada da cidade. Quando chegamos à igreja, já quase meia-noite, a igreja estava lotada, todos esperando por Nossa Senhora”, recordou.

“O rompimento da barragem foi um episódio muito difícil. Mas, o terço dos homens levou o consolo de Nossa Senhora para a cidade”, disse.

Para este ano, Medeiros disse que a expectativa para a romaria “é a melhor possível”. “O tema de 2023 é ‘Vocações para a Igreja’, então vamos rezar muito por essas vocações, para que os homens venham para a Igreja. E não é só para fazer número não. Queremos que os homens participem conosco, descubram sua vocação na Igreja”, completou.

A programação completa da Romaria do Terço dos Homens pode ser acessada AQUI.

Confira também: