O corpo do padre Imad Daher, pároco da paróquia Virgem Maria dos greco-católicos melquitas de Aleppo, Síria, foi encontrado sob os escombros do terremoto que já deixou mais de 2,3 mil mortos na Turquia e na Síria, na madrugada de hoje (6).

Entre os lugares afetados está Alepo, uma das cidades mais populosas da Síria, onde muitos cristãos são perseguidos há anos pelo terrorismo islâmico e onde estava o padre Imad Daher no momento do terremoto.

Segundo ACI Mena, agência árabe do grupo ACI, o padre ficou vivo por mais de oito horas sob as ruínas de sua paróquia.

Os católicos na Turquia e Síria

Segundo a ACI Mena, o número de católicos na Turquia é de cerca de 30 mil pessoas, a maioria em Istambul, embora também haja em Ancara.

Na cidade de Iskenderun, que fica na fronteira com a Síria, a catedral da Anunciação, construída no século XIX, desabou.

Os armênios católicos na Turquia são cerca de 2 mil e os sírios católicos cerca de mil. Há mil católicos latinos em Istambul e os outros são trabalhadores filipinos ou africanos que estão na em várias regiões da Turquia, mas principalmente em Istambul.

Em Mardin, cidade do sudoeste da Síria e um dos lugares onde o terremoto foi mais violento, há uma comunidade católica armênia e uma comunidade siríaca.

Esta cidade é construída com calcário extraído durante séculos das pedreiras da região e não muito longe está o mosteiro Mor Hananyo, fundado em 493.

Mardin é a diocese titular da Igreja Católica Armênia, da Igreja Católica Caldeia e da Igreja Católica Siríaca.

Ajuda humanitária

Segundo ACI Mena, a Cáritas da Turquia, liderada pelo bispo latino de Iskenderun, cuidará em geral dos refugiados e deslocados e dará sua contribuição máxima.

O reitor do Colégio Armênio de Roma, padre Naamo Nareg Luis, disse à ACI Stampa, agência italiana do grupo ACI, que falou com a sua paróquia em Aleppo e "eles estão bem".

O padre Bahjat Karakach, frade franciscano da Custódia da Terra Santa, da paróquia latina de Aleppo, confirmou que na cidade existem pelo menos “cerca de 40 edifícios destruídos e muitas pessoas ainda soterradas sob os escombros”.

Depois do terremoto, ocorrido por volta das 2h30 da madrugada de hoje (6), os frades abriram as portas de seu convento aos habitantes.

“Celebramos a missa e abrimos a sala para acolher e alimentar a todos; nosso refeitório beneficente, que normalmente fornece 1,2 mil refeições por dia para os pobres, estará em pleno funcionamento hoje para ajudar todos os desabrigados e incapazes de comer”, disse.

O padre lamentou que “os danos não se limitam à cidade de Alepo, mas também ao norte, nas localidades onde estão nossos irmãos franciscanos em Qnaye, em Latakia e Al Yacoubiya”.

Confira também:

Mais em