A presidente do Hospital Pediátrico Bambino Gesù de Roma, conhecido como o "hospital do papa", Mariella Enoc, renunciou ao cargo que assumiu em 2015.

A notícia foi confirmada por um comunicado de imprensa do hospital e por Vatican News, serviço de notícias oficial da Santa Sé.

Em sua mensagem, Enoc disse que, nos últimos dias, se reuniu com o secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin, e no sábado à tarde com o papa Francisco, para dizer a eles que "seria útil para o bem do hospital antecipar o fim" de seu mandato. Isso para “garantir que o grande empreendimento de um novo local no Janículo [colina em Roma] fosse assumido por quem teria a responsabilidade de sua conclusão”, disse.

“O hospital vive um momento de grande crescimento e muitas iniciativas estão em andamento, por isso acho que podemos entender que o meu ato é de responsabilidade e de amor ao Menino Jesus”.

“Neste momento, a proximidade do Santo Padre me ajuda muito”, conclui a mensagem de Enoc.

Segundo Vatican News, o mandato de Enoc foi renovado em 2017 e 2021 e terminaria neste ano com a aprovação do balanço financeiro de 2023.

“Foi grande o seu compromisso em dar um novo impulso ao hospital”, disseram os meios de comunicação oficiais da Santa Sé.

O relatório de sustentabilidade do Bambino Gesù para 2021 cita quase 2,5 milhões de atendimentos ambulatoriais, mais de 31,5 mil cirurgias e 300 transportes neonatais de emergência.

Também foram concluídos 358 transplantes de órgãos, células e tecidos e sete implantes de coração artificial.

“Em relação à atividade científica, os projetos de pesquisa aumentaram 28%, com foco em doenças raras e tumores, e os ensaios clínicos 50%, com 3.517 novos pacientes”, diz Vatican News.

O “hospital do papa” está entre os principais hospitais pediátricos do mundo.

Fundado em 1869 pela duquesa Arabella Salviati, o hospital foi doado a Pio XI em 1924, com o objetivo de lhe dar um futuro mais estável.

Embora o hospital esteja em Roma, e não na Cidade do Vaticano, ele fica numa área extraterritorial administrada pela Santa Sé.

Confira também: