Na madrugada de hoje (6), um forte terremoto de magnitude 7,8 sacudiu o sudeste da Turquia e o noroeste da Síria, deixando quase 1,8 mil mortos e milhares de feridos.

O governo turco declarou nível de alarme 4 e pediu ajuda internacional depois que mais de mil prédios em várias províncias do sul da Turquia e do norte da Síria foram demolidos pelo forte terremoto por volta das 4h.

As autoridades informaram que o terremoto matou ao menos mil pessoas na Turquia e mais de 780 na Síria. O número de feridos é estimado em mais de 5 mil, número que infelizmente não para de aumentar devido às muitas pessoas que estão presas nos escombros.

Diante desta tragédia, são vários os pedidos de orações pelas vítimas do forte terremoto.

O bispo de Cartagena em Múrcia, Espanha, dom José Manuel Lorca Planes, disse que “a esperança é pedir a Deus por eles e ativar as ajudas de Caridade”.

 

Também da Espanha, as dioceses de Granada e Cáceres ofereceram suas orações e proximidade aos afetados.

 

O epicentro do terremoto foi na província turca de Kahramanmaras e afetou outros locais como Iskenderun, Gaziantep, Urfa, Osmaniye, Malatya, Adiyaman e Diyarbakir.

Na cidade de Iskenderun, que fica na fronteira com a Síria, a catedral da Anunciação, construída no século XIX, desabou.

O chanceler episcopal do vicariato apostólico da Anatólia pediu solidariedade por meio de sua página no Facebook. “Preciso de suas orações”, disse.

O movimento sísmico também foi sentido em outros 14 países, como Líbano, Chipre e Jordânia.

Confira também:

Mais em