Centenas de religiosos e religiosas foram à basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para celebrar o Dia da Vida Consagrada 2023.

No dia 2 de fevereiro a Igreja Católica celebra a Apresentação do Senhor no Templo e o Dia da Vida Consagrada.

O prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, o cardeal brasileiro João Braz de Aviz, rezou a santa missa que começou com a solene bênção das velas, rito tradicional da Festa da Candelária, do lado de fora da Igreja.

Em seguida, foi a procissão de entrada, na qual cada participante tinha uma vela acesa como símbolo da vocação à vida consagrada.

A homilia foi dita pelo secretário do dicastério, dom José Rodríguez Carballo que citou o tema do XXVII Dia da Vida Consagrada que é “Irmãs e irmãos para a missão”, tema que destaca “a centralidade da missão” na vida consagrada.

“Nós existimos para a missão, além disso, nós mesmos somos a missão, mas a missão, na vida religiosa e em algumas outras formas de vida consagrada, só é concebível na fraternidade”, disse.

“Só a partir da alegre experiência de sermos irmãos e irmãs na e para a missão, nossa vida será profética, poderemos contar, gritar e testemunhar a beleza do seguimento de Cristo na vida consagrada”, disse.

Rodríguez Carballo disse que a festa da Apresentação de Jesus no Templo é a "festa do encontro”: "De nosso ser missão, vamos nos colocar em caminho, com lâmpadas acesas, para mostrar aos homens e mulheres de hoje a beleza de crer em Jesus e segui-lo”.

No final da missa, o cardeal João Braz de Aviz leu a mensagem que o papa Francisco, em viagem apostólica à África, escreveu a todos os consagrados.

Em sua carta, o papa disse que a vocação à vida consagrada é um dom e um testemunho ao estar “inteiramente dedicados a Deus e ao seu Reino, na pobreza, na virgindade e na obediência”.

“Queridos irmãos, estou perto de vocês e agradeço pelo que vocês são e pelo que fazem. Rezo por vocês e os encorajo a continuar em sua missão profética. Abençoo-vos de coração e confio-vos à Virgem Maria Salus Populi Romani. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim", escreveu o papa.

Confira também: