Depois de três anos sem acontecer por causa das medidas sanitárias impostas contra a pandemia de covid-19, a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes voltou às ruas de Porto Alegre (RS) ontem (2), reunindo mais de 50 mil fiéis, segundo as autoridades. Além do percurso pelas ruas da cidade, houve também procissão fluvial no Lago Guaíba.

A festividade no dia de Nossa Senhora dos Navegantes começou com missa às 7h, no santuário Nossa Senhora do Rosário, celebrada pelo bispo auxiliar de Porto Alegre dom Bertilo João Morsch. Segundo a arquidiocese, logo cedo, a igreja já estava lotada.

Ao final da celebração, teve início a procissão que seguiu pela área central de Porto Alegre até o santuário Nossa Senhora dos Navegantes, na Zona Norte, acompanhando o andor com a imagem da Virgem Maria. O trajeto durou cerca de duas horas e meia.

Segundo a arquidiocese, ao longo do caminho, várias pessoas demostravam sua devoção a Nossa Senhora dos Navegantes. “Famílias inteiras caminhando com crianças pequenas, alguns devotos fazendo o trajeto descalços mesmo com a alta temperatura, além da manifestação de fé com a oração do Santo Terço e cantos ao longo da procissão”, afirmou.

Quando a procissão chegou ao santuário Nossa dos Navegantes, muitas pessoas já aguardavam no local para a missa solene, às 10h30, celebrada pelo bispo auxiliar dom Darley José Kummer.

As homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes também aconteceram nas águas do Lago Guaíba, com a procissão fluvial. A embarcação com a imagem da Virgem Maria saiu da Ilha da Pintada do ponto conhecido como Turistinha. Fiéis que participaram desta procissão saíram do píer do Porto Alegre 10. O trajeto seguiu até a Colônia de Pescadores Z5.

Confira também: