O papa Francisco falou do exemplo de Floribert Bwana Chui, morto em Goma aos 26 anos por resistir à corrupção, no encontro com jovens e catequistas no Estádio dos Mártires de Kinshasa, na República Democrática do Congo.

“Vem-me à mente o testemunho dum jovem como vós, Floribert Bwana Chui, que há 15 anos, com apenas 26 anos, foi morto em Goma por ter bloqueado a passagem de alimentos estragados, que teriam danificado a saúde das pessoas", disse o papa. “Poderia deixar correr, não o teriam descoberto e ainda ganharia qualquer coisa naquilo. Mas, como cristão, rezou, pensou nos outros e escolheu ser honesto, dizendo não à imundície da corrupção. Isso significa manter não só as mãos limpas, mas o coração limpo”.

Francisco convidou os milhares de jovens a permanecerem atentos: “Se alguém tentar te subornar prometendo favores e riquezas, não caias na armadilha, não te deixes enganar, não te deixes engolir pelo pântano do mal".

“Não te deixes vencer pelo mal, vence o mal com o bem”, disse o papa. A multidão aplaudia e gritava “não à corrupção”.

Num comunicado, a comunidade de Sant'Egidio descreveu Floribert Bwana Chui como um jovem que participava de atividades da comunidade em Goma. Ele trabalhava na alfândega entre o Congo e Ruanda e "se recusou a deixar passar carregamentos de comida podre em troca de dinheiro, e por isso foi torturado e morto".

“A força débil de um crente, que se opõe ao mal pelo bem do seu povo, dá esperança para uma África e um mundo sem corrupção”, disse a Comunidade de Sant'Egidio.

Confira também: