A igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Pelotas (RS), foi tombada como patrimônio do Rio Grande do Sul hoje (2). A igreja foi construída em estilo barroco italiano em 1915.

A proposta de tombamento foi feita pela paróquia Sagrado Coração de Jesus.

“O ato de tombamento da igreja do Sagrado Coração de Jesus envolve fé, história, arquitetura, arte, patrimônio cultural e, sobretudo, a união da comunidade pelotense em torno do propósito de preservar uma edificação de grande valor material, simbólico e afetivo”, disse durante a cerimônia a secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araujo.

A paróquia Sagrado Coração de Jesus foi erigida em 1912, Como a igreja ficava perto do porto, hoje desativado, do canal São Gonçalo, era chamada “Igreja do Porto”.

A igreja tombada hoje é o segundo edifício a abrigar a sede da paróquia. Iniciado em 1915 ficou pronto em 1921.

Durante a cerimônia de hoje, o arcebispo de Pelotas, dom Jacinto Bergmann, disse ser “uma coincidência extraordinária” que o tombamento tenha acontecido no dia em que a Igreja celebra a apresentação de Jesus no templo. “Na apresentação de Jesus no templo, nós podemos apresentar o templo do Senhor para ser um sinal de Deus entre nós”, disse dom Jacinto.

Confira também: